No Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de março), vamos concentrarmo-nos na necessidade de proteger alguns dos animais em vias de extinção que habitam na o nosso Planeta Azul e na Península Ibérica.
O Dia Mundial da Vida Selvagem das Nações Unidas é comemorado a nível mundial e pretende celebrar a grande diversidade de animais e plantas selvagens existente na Terra, o nosso Planeta Azul. Além disso, a sua finalidade é também refletir sobre as vantagens da biodiversidade e as formas de reduzir as ameaças que essas espécies enfrentam.
Também há espécies em vias de extinção em Portugal…
Vamos pesquisar sobre estes animais em vias de extinção e desenhá-los nos seus diversos habitats (na água: oceano atlântico, rio Guadiana; em terra: bosques, serras, montes e prados; no céu/ar); com os vários tipos revestimento (penas, pêlos, escamas, pele lisa e espessa); os diversos meios de locomoção (quantas patas, asas, barbatanas); os diversos tipos de alimentação (piscívoro, carnívoro, omnívoro, etc.), e diversos tipos de reprodução (mamífero, ovíparo, etc.).
As crianças podem desenhar, nesta tabela, as características dos animais... Podem, ainda fazer os animais em vias de extinção em plasticina (se a tiverem lá por casa)...
Porque na semana anterior, pudemos ser quem quiséssemos, por via das fantasias de Carnaval, esta semana vamos abordar as profissões ditas "essenciais", em tempo de confinamento, e pensar sobre a "ética do cuidar" dos outros...
O que é Cuidar? O que é preciso para Cuidar dos Outros?
Vamos também aproveitar para homenagear os profissionais que lutam, dia e noite, para cuidar de todos e salvar vidas!
1) Desenhar as
profissões dos pais e aquela que gostaria de abraçar e registar a razão da
escolha…
2) Fazer um quanto-queres
das profissões com um símbolo da profissão e no interior o nome dela…
3) Fazer um desenho
sobre as profissões que salvam vidas e que estão na linha da frente, em tempo de Pandemia, com mensagens de ânimo e de agradecimento!
A expressão facial e corporal espelha os nossos sentimentos e afetos?
Estas propostas & desafios, para a semana de Carnaval em confinamento, são, apenas e só, sugestões de conteúdos selecionados para a "mochila do confinamento" a gerir por cada família conforme a sua disponibilidade e dinâmica familiar...
Após a suspensão das atividades letivas, no término do 1º semestre de 2020-2021, retomamos as atividades letivas em modalidade de E@D, inaugurando o 2ºsemestre, com...
...Propostas & Desafios (semanal) em tempo de Pandemia...
1. Desenhar elementos escolhidos do Livro da Paz e/ou do Livro dos Sentimentos e registar a razão da sua escolha…
2. Desenhar os seus amigos e registar 3 das suas qualidades e/ou características...
3. Exprimir os afetos...
4. Fazer caras com expressões, em origami...
5. Fazer "ribambelles" com os seus amigos e decorá-los de acordo com as suas características (cor do cabelo, dos olhos, da pele, como gosta de vir vestido, as características mais marcantes).
Rotinas diárias
Sugere-se, enquanto os pais estão em teletrabalho e/os irmãos estão em Ensino@Distância, que os mais crescidos assistam, se possível, às propostas do 1º ano no “Estudo em casa” (RTP memória), e os mais novinhos assistam ao programa infantilZIG-ZAG (RTP2).
Sempre que a dinâmica familiar permitir, vão passear em lugares onde há poucas pessoas (tendo em conta o necessário isolamento físico), para correr, saltar, pular, gritar, cheirar os aromas dos campos, dos bosques e/ou do mar, etc…As crianças precisam de exercício físico intenso, pelo menos, uma hora por dia!
Antes de dormir, tenham um tempinho para contar uma história, e, durante o dia, realizem uma representação gráfica do vivido ou de uma história.
No início da semana, combinem com a criança, o que querem e podem fazer (e considerando a dinâmica familiar), distribuindo pelos vários dias da semana e momentos do dia, registando num plano semanal (escolhendo uma canção, uma história e a representação gráfica mesma - desenho, e uma atividade plástica).
Pede-se às famílias para registarem, com fotografias, documentando estes momentos inesquecíveis, enriquecedores e transformadores, criando portefólios dos seus educandos, tal como fotografamos, apaixonadamente, os melhores momentos dos filhos para memória futura.
Também lembramos que, no confinamento anterior (13 março 2020), coligimos alguns recursos no blogue do Jardim de Infância...